Sabemos que isso é um assunto bem delicado, logo porque é a segunda data que mais vende em todo o comércio do Brasil — em primeiro lugar se encontra o Natal, claro.
É notório que essa é uma grande oportunidade para os empreendedores conquistarem novos clientes e sua fidelização, aumentarem as lucratividades, vender produtos que estão parados e muito mais…
Além de que os consumidores terão vantagens ao adquirir produtos com melhores condições de pagamento, onde na maioria das vezes não é nem uma necessidade dos mesmos, mas por estar mais acessível e ser um produto bem desejado pelo mercado, eles acabam investindo o seu dinheiro.
Portanto, essa data precisa ser aproveitada cada vez mais. Na verdade, já é quase uma obrigação de quem possui uma loja de produtos e/ou serviços e desejam ampliar o seu faturamento neste período, para fechar o fim de ano com chave de ouro!
Mas olha só, se acredita que é só está abaixar os preços, você está bem enganado… É de extrema importância considerar alguns elementos que irão contribuir para o sucesso em suas vendas, entre eles estão:
1- Fazer uma análise crítica sobre a última Black Friday;
Se há outras participações da sua empresa no ano anterior na Black Friday, você possui dados totalmente essenciais para serem estudados, pois o comportamento dos consumidores é bem relevante para conseguir atingir a persona certa com uma maior precisão.
Por isso, explore os dados de produtos mais e menos vendidos, as estratégias e promoções utilizadas e entre outros fatores importantes para projetar metas assertivas para o ano corrente.
2- Realizar uma pesquisa com a sua base de clientes;
É devido à esse método que as empresas conseguem compreender o comportamento do consumidor e o seu verdadeiro perfil, é assim, conseguirá atenderei às suas expectativas e desejos de compras em relação aos produtos/serviços.
É fundamental analisar os períodos que o site é mais acessado, os produtos mais vistos e entre outros parâmetros. Mas vale lembrar que isso precisa ser feito com uma certa antecedência para ajudá-las a tomarem decisões com mais segurança e assertividade.
3- Tomar cuidado com o serviço de fretes e entrega;
Os consumidores da Black Friday supõem que as entregas poderão ser bem demoradas, então surpreenda o seu cliente e garanta que dessa forma ele seja fidelizado, afinal, esse é um dos seus principais objetivos.
Por isso, a melhor coisa a se fazer é planejar com seus fornecedores e transportadores, garantindo um prazo real aos clientes.
E ainda, cuidado com os preços dos fretes! Não adianta nada o produto estar acessível e o valor da entrega nas alturas, eles podem desistir da compra imediatamente e realizar algumas reclamações, por conta da sua insatisfação.
4- Seja honesto ao precificar os produtos;
Não seja o tipo de empresa que compactua com o hábito da “Black Fraude”, assim como vocês precisam pesquisar e analisar dados, eles também realizam essas ações. Através do amplo acesso às informações, eles estão sempre se atualizando para escolher as melhores ofertas de produtos atrativos, eles não são bobos!
Então, seja honesto! Se for participar desta data tão valiosa para os comércios, faça promoções que realmente seja vantajosa tanto para o cliente, como principalmente para a sua organização. As ofertas além de chamativas, precisam ser verdadeiras!
Se está em dúvida, basta fazer cálculos e descubra qual o desconto máximo que pode oferecer, para que a venda ainda seja ou não, interessante para seu negócio.
5- Focar no engajamento e comunicação.
Se você chegou até aqui é porque deseja ter muito sucesso nessa Black Friday, por isso, valorize o Facebook e Instagram, que são as duas principais mídias atualmente.
Divulgue conteúdos sobre a data, assim, você prepara o consumidor o dia determinado de forma muito mais facilitada. Afinal, irá cair no fim do mês e muitos consumidores podem não ter dinheiro para as compras. Então, apostar nessa dica é interessante!
Por fim, se quiserem saber mais detalhes ou tirar alguma dúvida, pode contar com a nossa equipe especializada em Marketing aqui da Agência Vip Web.