Diariamente as pessoas são bombardeadas com informações vindas dos meios de comunicação, isto é um fato. Portanto, a internet entrou nesta briga lançando diversos conteúdos para prender a minha e a sua atenção. O resultado disso? A sociedade se voltou para questionamentos prezando por uma experiência incrível e que em outras palavras, que realmente valha a pena.
Assim, os profissionais de marketing e donos de negócios necessitam se adaptar e encontrar uma maneira de elaborar novas formas de contato para o seu cliente. É neste contexto que surge o chamado “Storytelling”!
Vamos começar pela definição
Traduzindo para o português, seu significado seria “contar histórias” por meio das telas, e é nesta hora que afloramos a nossa criança interior. Sim, aquela que amava ouvir narrativas marcantes que prevalecem na nossa mente por anos gerando emoções. A técnica do Storytelling busca criar relacionamentos duradouros com seus clientes, fazendo isso de forma a contar histórias sobre a marca, empresa ou produto relevante para o seu negócio.
E porquê você deve confiar nesta proposta? Digamos que ao fazer uma narrativa, o seu cérebro é ativado junto às suas funções como gosto, visão, som e movimento. Estes fatores são muito relevantes e contribuem emocionalmente para uma escolha. Quando o seu público se identifica com a sua história que compartilham da mesma dor ou problema, é aí que a “mágica” acontece!
Podemos dizer que o StoryTelling dá prioridade para humanizar aquele serviço ou produto, aproximando o público da marca. Esta ação anda ao lado do marketing, sendo muito requisitada pelas empresas!
Qual o seu poder afinal?
Alguns estudiosos estimam que existe 20% mais hipóteses de se lembrar de algo quando está associada a uma história. Uma narrativa bem elaborada pode inspirar e incentivar a aquisição por parte de um cliente!
Resumindo, o consumidor busca e valoriza a sua experiência pessoal e os sentimentos que aquilo gera, sendo mais importante do que a própria funcionalidade do produto, pode acreditar!
O que compõe um bom Storytelling?
✔ Ser de cunho visual;
✔ Prende a atenção do público;
✔ Tem começo, meio e fim;
✔ Apresenta fatos;
✔ Um problema é resolvido no decorrer da narrativa;
✔ Desperta emoções no leitor;
✔ É interativo.
Queremos saber de você! O que mais adicionaria nesta lista?
Conclusão:
Caso esteja procurando aumentar o seu engajamento, estabelecer conexões, influenciar positivamente a vida das pessoas e trazer reconhecimento para o seu negócio, já sabe o que fazer!
Isso, pois este método proporciona mudanças significativas aos negócios, gerando ótimas oportunidades. Está esperando o quê?