Mais recomendações de posts pela IA
Pode parecer redundante, mas a Inteligência Artificial (IA) por trás das redes sociais está se tornando cada vez mais inteligente e capaz de sugerir posts que agradam ao nosso estilo.
Esse tipo de inteligência vem sendo desenvolvida e aprimorada ao longo dos anos. Com isso, as redes sociais conseguem compreender nossos hábitos de navegação e interações, para entender o que deve nos sugerir em termos de anúncios e conteúdos em geral.
Em meio a este cenário, o nível que a inteligência artificial está alcançando pode até nos assustar, mas no argumento de empresas como a Meta (empresa que é proprietária do Facebook e Instagram) o objetivo é entregar a melhor experiência possível aos usuários.
Em um pronunciamento recente, o próprio Mark Zuckerberg (fundador da Meta), confirmou a novidade, afirmando o seguinte:
“O que basicamente vai acontecer é que, no próximo ano ou dois, começaremos a mostrar mais conteúdo recomendado no feed.”
Integrações com avatares
O que para muitos era uma utopia ou coisa dos filmes de ficção científica está começando a ganhar forma, e muito em breve as experiências associadas ao metaverso podem fazer parte da nossa realidade.
Espera-se que muito em breve os avatares, ou seja, nossas versões digitais, estejam integradas com diferentes recursos e funcionalidades das redes sociais, o que nos levará a uma verdadeira imersão no metaverso.
Utilização de RV
Outro item que está entre as tendências para redes sociais, sobretudo do Facebook e Instagram (já que a Meta vem investindo forte no tal do metaverso), são as publicações em realidade virtual (RV).
Aguarde, pois muito em breve você poderá visualizar nas suas redes sociais opções para compartilhar vídeos, reels, chats de vídeo e outros itens que funcionarão para mostrar o que as pessoas estão fazendo e o que você pode estar perdendo no espaço da realidade virtual.
Comerciais mais interativos
Você já parou para se perguntar como as redes sociais ganham dinheiro? Afinal, para os usuários os serviços são disponibilizados de forma totalmente gratuita, não é mesmo?
Na prática, as redes sociais conseguem ganhar muito dinheiro e manter suas operações por meio das empresas e anunciantes em geral, que pagam para promover conteúdos.
Partindo deste princípio, é natural que as redes sociais também pensem na experiência dos anunciantes e no retorno que eles podem obter com a ajuda das redes sociais.
Sendo assim, dentre as tendências para redes sociais espera-se que, muito em breve, novas possibilidades e opções em anúncios cada vez mais interativos comecem a surgir.
Crescimento nos perfis verificados
Para combater o crescimento dos perfis fakes e o mal que essa prática pode trazer para usuários reais (até mesmo o bom funcionamento das próprias redes sociais), devemos começar a observar o crescimento no número de perfis verificados.
As redes sociais estão investindo pesado em tecnologia que permita distinguir com mais facilidade as contas, diferenciando pessoas reais daquelas criadas com algum objetivo malicioso.
Sendo assim, pode ser que muito em breve os perfis verificados do Instagram e de outras plataformas de mídia social deixem de ser um privilégio dos famosos e influenciadores.
Geração de mais dados para analisar
Quando o assunto são tendências para redes sociais, também é possível prever e esperar que as plataformas gerem e entreguem cada vez mais dados analíticos, sobretudo para os anunciantes.
Com mais dados disponíveis para análise, os anunciantes vão ter a oportunidade de criar anúncios cada vez mais assertivos e direcionados, a fim de obter maior retorno e número de conversões ao publicar nas redes sociais.
Melhorias nas ferramentas para vídeos
Como os vídeos são a grande preferência em formato de conteúdo do momento, é possível esperar que as redes sociais lancem atualizações e melhorias significativas relacionadas às ferramentas de vídeo.
Nas próximas atualizações do TikTok, Instagram e outras ferramentas de mídia social, você deve receber acesso a opções extras de edição, filtros e recursos para fazer vídeos cada vez mais incríveis e interativos.
Vendas por meio de lives
Por fim, quando o assunto são as principais tendências para redes sociais, uma que deve vir com tudo são as compras ao vivo, por meio de lives e transmissões.
Com a possibilidade de fazer vendas durante as lives, empresas e influenciadores terão ainda mais ferramentas para ganhar dinheiro na internet.
Não há como negar, essa é uma forte tendência. Como prova disso, a Whatnot, uma empresa de live commerce americana, foi avaliada recentemente em nada mais, nada menos, que incríveis US$ 3,7 bilhões!